TRATAMENTOS QUEDA DE CABELO

TRATAMENTOS PARA A QUEDA DE CABELO

Na Clínica Saúde Viável encontrará a mais avançada tecnologia e os melhores profissionais do país em Saúde Capilar. Todos os tratamentos para a queda de cabelo são executados por profissionais com vasta formação em Tricologia.

Para que um princípio ativo exerça o devido efeito é necessário que atravesse uma das camadas protetoras contra agentes nocivos ao organismo, a camada córnea. Esta constitui uma barreira controladora da passagem de substâncias através da pele.
No couro cabeludo a passagem de substâncias é feita essencialmente através dos folículos pilosos e glândulas sudoríparas.
Existem fatores importantes que influenciam a penetração de substâncias:

Região anatómica – A espessura da camada cónea varia consideravelmente de acordo com as regiões anatómicas. Quanto maior é a espessura da pele numa dada região, maior é a camada córnea e maior é a dificuldade de substâncias para atravessá-la.

Condições do couro cabeludo / Doenças – O couro cabeludo doente possui alterações na composição lipídica e proteica da camada córnea, assim como a diferenciação anormal da camada mais superficial, a epiderme, originam alterações na função de barreira. Por este motivo as substâncias de aplicação tópica devem apenas ser utilizadas em condições de pele íntegra.

Idade – O envelhecimento cutâneo torna a pele mais sensível por diminuir a barreira protetora.

Metabolismo cutâneo – Apesar de mínimo, existe metabolismo do princípio ativo, diminuindo a sua disponibilidade para o efeito desejado.

Descamação – A epiderme sofre renovação completa a cada 3 semanas, e a camada córnea sofre renovação diária. Um processo de descamação anormal pode aumentar ou diminuir a penetração de substâncias.

Como potenciar a chegada de substãncias às raízes dos cabelos

São três os mecanismos utilizados para promover a introdução de princípios ativos na derme, ultrapassando qualquer barreira cutânea:

Mesoterapia – Promove a introdução de minerais, co-enzimas, vitaminas, aminoácidos, ácidos nucleicos, agentes redutores, e péptidos, essenciais para equilibrar o couro cabeludo e prevenir queda de cabelo, reversível e irreversível. A técnica consiste em micro-injecções intradérmicas.

Terapia com Microneedling – Técnica igualmente simples que utiliza um utensílio para abertura de canais de passagem às substâncias ativas promovendo a sua rápida chegada à derme.

Terapia com Aparelho de Eletroporação – É um equipamento capaz de emitir onda eletromagnética induzindo alteração do potencial eléctrico das células com abertura de canais proteicos do couro cabeludo. É através destes que se dá a entrada de substâncias.

Low Level Light Therapy – A fototerapia por laser ou luz de baixa intensidade está agora orientada para cuidados capilares. Como tal utiliza cumprimentos de onda de 640 nanómetros para um efeito biomodulador das células da papila dérmica. É seguro e trava a queda de cabelo sazonal engrossando os fios. Está também indicada em outras situações de perda crónica de cabelo.

Todos os tratamento capilares referidos acima estão disponíveis na clínica Saúde Viável. Em alguns casos o Transplante Capilar é a única solução. Agende já a sua consulta de avaliação capilar grátis por forma a que a nossa equipa médica possa avaliar o seu caso.