Presidente da Câmara do Porto descerrou a placa do novo centro de investigação e desenvolvimento dedicado à área da biomedicina e da robótica. Cristiano Ronaldo está ligado ao espaço, mas o futebol impediu-o de marcar presença.

Foi dentro das regras da “nova normalidade” que ontem à tarde foi inaugurado o Insparya Alopecia Science and Medical Institute, na Foz do Douro, no Porto. Trata-se de um centro de investigação e desenvolvimento dedicado à biomedicina e à robótica, um investimento da Insparya, grupo fundado pelo economista Paulo Ramos, e que é líder de mercado na área do transplante capilar. Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, marcou presença, tendo aceitado o convite para descerrar a placa de um projeto que representa uma revolução mundial no que diz respeito à multiplicação de unidades foliculares, ou seja, à produção de cabelo.

A inauguração foi dividida em dois momentos para não juntar mais de 20 pessoas em simultâneo. “Devemos conviver com o medo. O medo é o que nos protege no dia a dia e faz ter este comportamento de respeito”, lembrou o autarca. Na primeira parte, dominaram os discursos institucionais que apresentaram o centro de investigação e desenvolvimento (I&D) dedicado à área da biomedicina e da robótica aplicada à saúde capilar.

Uma aposta do grupo português a que se juntou, no ano passado, Cristiano Ronaldo, na vertente internacional da Insparya. O craque da Juventus não esteve na abertura – tem jogo hoje -, mas fez-se representar pelo amigo Miguel Paixão e enviou um vídeo. “Não posso estar presente por motivos profissionais, mas tenho a certeza que este projeto tem uma dimensão grandíssima. Espero estar em breve com vocês”, disse.

Carlos Portinha, coordenador clínico, diz que o futebolista poderá visitar “a qualquer momento” o espaço. Dado o pontapé de saída, o médico não duvida que esta aposta “é uma mais-valia numa área que contribui para a saúde, nomeadamente para evitar o cancro do clínico de couro cabeludo, e para a melhoria da autoestima”.

A iniciativa juntou figuras Porto, em da televisão que já já fizeram transplantes de sucesso, como Jorge Gabriel.